O que é EMDR?

Terapia de Reprocessamento

O que é EMDR?
A Psicoterapia EMDR foi descoberta nos anos 80 pela Dra. Francine Shapiro (Estados Unidos). EMDR são as siglas do inglês (Eye Movement Desensitization and Reprocessing) que significam Dessensibilização e Reprocessamento por meio dos Movimentos Oculares.

A abordagem EMDR permite o reprocessamento de lembranças dolorosas por meio da integração do conteúdo neuroquímico nos hemisférios cerebrais. O processo terapêutico é desenvolvido com a utilização de procedimentos e de protocolos, de maneira criteriosa, segura e eficaz, possibilitando que as situações vividas, e armazenadas no cérebro de maneira disfuncional, sejam reprocessadas, ressignificadas e rearmazenadas adaptativamente, de forma que não sejam mais perturbadoras no presente.

A psicoterapia EMDR é comprovada cientificamente e validada para tratar consequências do Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT), traumas, fobias, síndrome do pânico, ansiedade, depressão, dor crônica, doenças autoimunes, dentre outros. Por sua eficácia e embasamento científico, é reconhecida e aprovada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e, de acordo com a Resolução do CFP nº13, de 15 de junho de 2022, cumpre todos os requisitos de uma abordagem psicoterapêutica. 

BREVE

aqui